Você sabe qual é a diferença entre os termos vegano ou vegetariano, ovolactovegetariano ou lactovegetariano? E flexitariano? Nesse ABC das dietas, parece que todos os dias surge um novo termo, mas não tem mistério. Vem com a gente que vamos te explicar o que significa cada uma dessas palavras:
Vegano ou vegetariano?
O veganismo é, mais do que uma dieta, um verdadeiro estilo de vida. Os veganos não consomem, nem utilizam, nenhum produto de origem animal. Essa opção vai muito além do prato e impacta também as escolhas de consumo em relação à beleza ou à moda, por exemplo, passando ainda por não comprar de marcas que realizam testes em animais em sua cadeia de produção.
É nesta categoria que entra a nossa família de produtos 100% vegetal.
Por sua vez, os praticantes do vegetarianismo não consomem carne, seja ela de qual tipo for, leite ou ovos. Entretanto, ainda consomem outros artigos desta origem, como o mel ou uma peça de vestuário feita em couro, por exemplo.
Uma pesquisa feita pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em 2018 identificou que 14% da população nacional se declara vegetariana, o que na altura representava aproximadamente 30 milhões de brasileiros.
Ovolactovegetariano ou flexitariano?
Na dieta ovolactovegetariana, ovos e lacticínios estão liberados, mas o consumo de carne segue proibido. Há também a vertente do lactovegetarianismo, em que o consumo de ovos também fica de fora do cardápio.
Quanto ao termo flexitariano, nós já explicamos aqui no nosso blog. O estilo de vida adotado pelos adeptos do flexitarianismo promove a diminuição do consumo de produtos de origem animal, mas sem eliminá-los completamente do prato. Sendo assim, é uma alternativa para aqueles que desejam fazer uma transição para uma dieta plant-based.
Ufa! Agora que você já sabe o que significa cada um desses termos, pode escolher aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.