Flexitarianismo: o que é e por que aderir a essa nova tendência?

Você já ouviu falar no termo “flexitarianismo’’? Ou então já ouviu alguém se autointitular “flexitariano”? Se essas palavras são estranhas para você, calma! Muita gente não conhece ainda esse estilo de vida. Na Amazonika Mundi, acreditamos que tudo deve ser fluido e espontâneo. Deve transcorrer sem pressa, no tempo de cada um. Por isso, por aqui apoiamos o flexitarianismo. E a seguir você vai entender o porquê.

Você conhece o flexitarianismo? O termo une as palavras "flexível" e "vegetariano".

O que é flexitarianismo?

O termo “flexitariano” foi criado pela nutricionista americana Dawn Jackson Blatner, uma das mais aclamadas dos EUA. Flexitarianismo quer dizer um estilo de vida que busca incentivar a diminuição do consumo de produtos de origem animal. Ou seja, flexitarianos são pessoas que reduziram o consumo de carne, mas que não a cortaram totalmente de suas dietas. Não são nem totalmente vegetarianos, nem totalmente carnívoros.

A origem do termo flexitariano veio das palavras ‘’flexível’’ e ‘’vegetariano’’. O vegetariano é aquele que elimina a carne animal da dieta e, às vezes, também reduz ou corta o consumo de outros alimentos de origem animal da alimentação, como ovos e laticínios. Já os veganos adotam um estilo de vida que vai além da alimentação. Restringem completamente não só a carne, mas também todos os alimentos derivados de animais ou que foram testados em animais. Isso se estende a roupas, objetos e cosméticos, por exemplo. Já o flexitariano é um estilo de vida em que não há regras claras.

Por que aderir à dieta flexitariana?

Já sabemos que a redução ou o corte de alimentos de origem animal pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Inclusive, para quem quiser se aventurar no flexitarianismo e se aprofundar neste assunto, o blog da Amazonika Mundi tem um post só sobre os benefícios de uma dieta à base de plantas.

O objetivo dessa nova tendência de fato é proporcionar benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Mas é importante ressaltar que, para ser saudável, tanto no flexitarianismo, quanto na dieta à base de plantas, é preciso ter uma alimentação natural e bem distribuída. Os produtos da Amazonika Mundi são 100% clean label, com o rótulo limpo, além de serem ricos em proteínas e fibras, livres de corantes artificiais e com baixo teor de sódio. Portanto, são uma ótima opção para compor uma dieta flexitariana.

Como funciona uma dieta flexitariana?

Pessoas que aderem a dietas flexitarianas diminuem o consumo de carne para a frequência de, em média, uma ou duas vezes por semana, geralmente restringindo a fins de semana ou eventos sociais. Mas não há uma regra. A alimentação no flexitarianismo consiste de frutas, verduras, legumes e grãos, basicamente, assim como no vegetarianismo e no veganismo.

A busca por proteína no dia a dia não precisa ser complexa. Para isso, por exemplo, existem os produtos análogos à proteína animal da Amazonika Mundi, como o Amazonika Burger, a Almôndega Amazonika e o Siriju, bolinho 100% vegetal que imita siri. Todas são ótimas opções para construir uma dieta flexitariana.

Fique ligado, pois em breve publicaremos aqui no blog receitas à base de plantas, para você turbinar sua dieta flexitariana com técnicas de preparo bem fáceis e com resultados deliciosos. O objetivo é deixar o flexitarianismo cada vez mais simples e descomplicado.

Deixar uma resposta