Como reduzir o consumo de carne animal?

Tem vontade de reduzir o consumo de carne animal, mas não sabe nem por onde começar? Calma, que a gente te ajuda! E, claro, também recomendamos que você converse com um nutricionista profissional. Assim ele pode desenvolver um plano para garantir que a sua dieta vai ter todos os nutrientes necessários para o melhor funcionamento do seu organismo.

Três burgers da Amazonika Mundi, de carne de fibra de caju, falafel e quinoa, estão no centro de uma mesa, com três mãos prestes a pegá-los.

Se você está em busca de novos hábitos alimentares, saiba que esse movimento já tem até nome, é o chamado Reducetarianismo. Seja por questão ambiental, ideológica ou até mesmo de saúde, os reducetarianos são aqueles que reduzem a quantidade de carne em suas dietas. No site da ONG Reducetarian Foundation, há várias pesquisas e materiais informativos sobre o tema.

Uma forma simples de começar a reduzir o consumo de carne animal é aderindo ao movimento #SegundaSemCarne. Todas as semanas publicamos dicas de receitas com os nossos produtos aqui no blog para estimular a adesão à iniciativa. Se um dia inteiro sem carne não for possível dentro da sua rotina, comece pequeno, elegendo apenas uma refeição para ter um cardápio 100% vegetal.

Sabia que, para produzir 1kg de carne de boi, são consumidos 17 mil litros de água? A informação é da Sabesp, divulgada no site da Sociedade Vegetariana Brasileira. Isso equivale a cerca de 130 banhos de 15 minutos, o que mostra que nossos esforços cotidianos para reduzir o uso de água em casa e no trabalho são importantes, mas tornam-se quase insignificantes comparados à eliminação da carne do cardápio.

Se também pretende diminuir o consumo de derivados, saiba que hoje em dia há muitas alternativas no mercado para substituir o leite animal. Inclusive, também dá para fazer bebidas vegetais em casa, à base de castanha de caju ou de aveia, por exemplo. Já no lugar do ovo, em algumas receitas é possível usar chia hidratada, o que ajuda a garantir a textura pretendida.

Topa o desafio? Com os produtos da Amazonika Mundi, vai ser um sucesso!

Deixar uma resposta