A fibra de caju é considerada um coproduto do nosso amado caju, mas que infelizmente costumava ser descartada pelas indústrias beneficiadoras desse fruto. Isso acontecia, por exemplo, durante o processo de produção de algumas fábricas de sucos. Junto aos nossos parceiros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), viabilizamos a possibilidade de dar um destino mais consciente e sustentável para estas toneladas de produtos que antes eram simplesmente jogados fora.
Essa ideia está muito ligada à bioeconomia. O conceito propõe um uso sustentável dos recursos naturais, restaurando a biodiversidade enquanto gera renda, uma proposta que está no coração do nosso modelo de negócio.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a Região Nordeste, principal produtora de caju do Brasil, produziu em 2018 aproximadamente 747 mil toneladas de pedúnculo, cujo aproveitamento industrial, segundo estimativas não oficiais, não excede 15% do total. Essas e outras informações sobre o aproveitamento da caju podem ser encontradas no site da Embrapa.
A Amazonika Mundi é pioneira em utilizar a carne de fibra de caju para o preparo de alimentos. Esse é o principal ingrediente da nossa família de produtos 100% vegetal. Por exemplo, essa matéria-prima está presente nos queridinhos Amazonika Burger, Almôndega Amazonika e Siriju, combinada com outros sabores tipicamente amazônicos.
Essa versão desse coproduto também é reconhecida como uma evolução da tradicional carne de caju. O motivo? Ela é mais saborosa, tem uma textura igualzinha à daquela outra carne e possui um teor proteico elevado. Você sabia que alguns dos nossos produtos chegam a ter até 20 gramas de proteína em uma única unidade? Demais, né?
Por isso, os produtos com fibra de caju podem funcionar como ótimas alternativas para substituir (ou diminuir) o consumo de produtos de origem animal no seu dia-a-dia. Lembrando que a gente sempre recomenda o acompanhamento de um profissional nutricionista ao realizar grandes alterações na sua dieta, ok?
Essa é a prova de que ninguém precisa abrir mão de comidas gostosas para fazer bem para o nosso planeta 💚